Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sobre_o_curso

Sobre o Curso

O que é Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu que se iniciou no Brasil em 1998 e foi recentemente reformulada pela CAPES/MEC (Portaria Normativa 7 de 22/06/2009). Essa modalidade de mestrado enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

É importante ressaltar que o título obtido em um Mestrado Profissional tem validade nacional e concede os mesmos direitos concedidos aos portadores do título de Mestre nos cursos tradicionais de Mestrado Acadêmico. Mais informações sobre Mestrado Profissional podem ser obtidas na CAPES/MEC.

A quem se destina

O curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada oferecido pelo PPGCA visa atender profissionais que já possuem certa experiência e que buscam um espaço para realizar pesquisas e fazer uma atualização de seus conhecimentos. Ele é destinado a graduados em cursos de nível superior nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Computação e áreas afins, como Engenharias, Matemática, Estatística, etc. ou ainda graduados em outras áreas com experiência comprovada de atuação profissional na área de Computação.

Estrutura do curso

O curso de mestrado tem uma duração prevista de 2 anos (24 meses), organizado em períodos letivos trimestrais (3 períodos por ano, vide calendário). As atividades desenvolvidas ao longo do curso estão assim distribuídas:

  • Durante o primeiro ano, o aluno deverá cursar disciplinas definidas em conjunto com seu orientador. São oferecidas disciplinas básicas (de formação geral em computação), disciplinas específicas (para a formação nas linhas de pesquisa) e de tópicos avançados (para cobrir temas específicos). Um aluno regular cursa normalmente um total de 7 a 8 disciplinas (2 a 3 por trimestre).
  • O segundo ano do curso é dedicado ao desenvolvimento da Dissertação de Mestrado, sob a supervisão do orientador. O objetivo da dissertação é oferecer uma contribuição original, inovadora e relevante no contexto da computação (dissertações defendidas no programa). O desenvolvimento da dissertação é acompanhado por meio de seminários.

Mais informações podem ser obtidas nas perguntas frequentes dos candidatos.

sobre_o_curso.txt · Última modificação: 2013/08/06 08:04 por maziero

Ferramentas da página