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Defesa da Dissertação

FIXME Colocar aqui um roteiro para o procedimento burocrático da defesa de dissertação, passo a passo, incluindo documentos necessários e formulários.

Incluir uma tabela com todos os envolvidos e o que cada um deve fazer, passo a passo.

Após a defesa

Após a defesa e finalização do trabalho, deve-se solicitar a elaboração da ficha catalográfica, que deve ser inserida no verso da Folha de rosto. Uma vez elaborada a referida ficha o trabalho pode ser impresso e encadernado de acordo com o padrão da Universidade.

De acordo com a NBR 14724 vigente, são elementos obrigatórios aos trabalhos:

  1. Capa
  2. Folha de rosto
  3. Ficha catalográfica (apenas para dissertações e teses)
  4. Folha de aprovação
  5. Elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusões)
  6. Referências

Na Folha de Aprovação devem constar, de acordo com o item 4.2.1.3 da NBR 14724 vigente:

  1. nome completo do autor do trabalho
  2. título do trabalho e subtítulo (se houver)
  3. natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração)
  4. data de aprovação
  5. nome completo, titulação e assinatura dos membros componentes da banca examinadora

De acordo com a Instrução Normativa PROGRAD/PROPPG 01/2011: Na Folha de Aprovação dos TCCs, TCCEs, dissertações e teses em formato eletrônico, as assinaturas ou rubricas deverão ser suprimidas e na parte inferior da folha constar a informação: “A Folha de Aprovação assinada encontra-se na Coordenação do Curso (ou Programa)”. Assim, para os trabalhos defendidos no âmbito do PPGCA, a ata a ser incluída na versão encadernada da dissertação deve constar a seguinte frase “A Folha de Aprovação assinada encontra-se na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA)”.

A entrega da versão final deve ser realizada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, contendo uma via impressa e encadernada (brochura com capa dura) e um CD ou DVD, contendo o arquivo (em formato PDF). A codificação padrão para os arquivos (em formato PDF) das dissertações e teses utilizará a sigla do Campus, a sigla do Programa de Pós-Graduação (de acordo com a Ordem de Serviço no 02/10 da Reitoria da UTFPR, o tipo de programa (M para mestrado e D para doutorado), o sobrenome e o nome do aluno e o ano, de acordo com o modelo: CT_PPGCA_M_Lopes, Adriano_2010.pdf (exemplo para a dissertação de Adriano Lopes do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada do Campus Curitiba, defendida em 2010).

Deve ser entregue ainda o original assinado pelo autor da Declaração de Autoria e do Termo de Autorização para Publicação no Portal Institucional de Informação em Acesso Aberto (PIAA) e nos Catálogos Eletrônicos do Sistema de Bibliotecas da UTFPR, disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/sobre/documentos.jsp.

defesa_da_dissertacao.txt · Última modificação: 2016/09/20 14:06 por marcow

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